Morro de São Paulo

Monumentos em Guaibim

 

Fortaleza de Morro de São Paulo.

 

.....

 

O forte

 

......Em 1885 o local já estava fortificado ao tempo da primeira invasão holandesa de Salvador (1624-1625)

Durante a Dinastia Filipina (1580-1640), foram erguidas na Ilha de Tinharé duas fortificações, representadas em planta do engenheiro Paulo Nunes Tinoco, que as atribuiu às ordens do Governador e capitão-general do Estado do Brasil, Diogo Luiz de Oliveira (1626-1635), dando-as como erguidas nos meses de setembro a novembro de 1631. Uma dessas estruturas seria o Reduto de São Luiz (Forte de São Luiz), com o desenho de um polígono quadrangular, artilhado com três peças (GARRIDO, 1940:98; BARRETTO, 1958:186). A outra, no Morro de São Paulo, era o Forte de Nossa Senhora da Conceição (Forte Velho), e estava artilhada com seis peças. No alto da colina.

A guarnição destas fortificações tinha como função reprimir as populações indígenas da região e auxiliar a carga de madeiras nobres para o reino. Montava de cem a duzentos homens, recrutados nas imediações de Cairú e Boipeva (velha), povoações essas que, em troca do sustento das guarnições dos fortes, estavam dispensadas do serviço militar.

 

Século XX

O imóvel, com 2.335 metros quadrados, se encontrava, desde 1937, entre os bens do Ministério da Fazenda, em ruínas e sem nenhuma aplicação, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico no ano seguinte.

Com a redescoberta do povoado na década de 1970 pelo movimento "hippie", atualmente as ruínas da fortificação são atração turística, destacando-se a antiga portada em pedra com ornatos de cantaria e frontão curvo com dizeres alusivos ao Império, parte da construção que teria servido de quartel para a tropa, e uma ala com arcada sobre colunas de composição original (SOUZA, 1983:47). No cume do morro, onde hoje existe o farol, ficavam a primitiva capela, a casa do capelão, o paiol e um trecho da muralha.

 

 


Forte de Morro de São Paulo

 



Farol de Morro de São Paulo

 

 

.... .Construido em 1855 o Farol do Morro de São Paulo teve uma importância significativa. Nesta época era o mais moderno do litoral do Brasil.

.... .Para chegar até o farol basta seguir por uma trlha saindo da vila para a tirolesa, passando por ruinas de contruções antigas e buscando um pouco da história do Brasil.

.... .Chegando a colina que guarda o farol, encontramos vestígios do passado, um canhão semi enterrado, ruinas da fortaleza do morro e ainda um mirante onde podemos ver as enseadas uma após a outra ligando da Primeira a Quarta Praia.

 

É uma visão inesquecível !!!

 

Igreja Nossa Senhora da Luz

 

.... .O Ponto de descanso para quem sobe a ladeira vindo do cais, a Igreja da Nossa Senhora da Luz foi concluída em 1845. Em seu interior estão relíquias dos séculos XVII e XVIII, como imagens sacras e altares de cedro em estilo barroco.

 

 

 

 

 

 

Casarão de Morro de SãoPaulo

Construido em 1608, abrigou o Imperador Dom Pedro II, a Marquesa de Santos e o alto escalão da corte quando esteve em Morro de São Paulo seguido de uma visita a cidade de Valença em 1859.

 

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

.

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2018* All rights reserved - Tv Nordeste